sábado, 24 de janeiro de 2009

Significados que fazem a diferença

Passei por uma situação engraçada que gostaria de compartilhar!
Como as crianças levam tudo ao "pé da letra". Temos que tomar cuidado com o que dizemos para elas, porque além de serem muitos sinceras, elas fazem sua própria compreensão e ...não sabem o que siginifica descrição!!!!
Quando voltava da escola com meu filho, na época com quatro anos, ao passar por uma praça, ele sempre queria dar a volta no local mais distante da praça. Como não via nenhum perigo, eu sempre deixava e ficava a observar, encontrávamos no final da praça.
Num certo dia - ele estava há uma distância de mim - parou para conversar com um senhor que eu percebi que estava bebado, pelo seu andar cambaleante. Na inocência de criança, ele deu a maior atenção para aquele senhor. Eu o chamava e ele ainda gritava para eu esperar um pouquinho.
Assim que chegou perto de mim, fui orientá-lo, afirmando que ele não podia conversar com "pessoas estranhas", principalmente quando estivesse longe dos pais, que no mundo existia muitas pessoas más... entrei até, sutilmente, no quesito sequestro...devido ao pânico que a situação me gerou...
Tudo entendido!!!
No dia seguinte, no mesmo caminho, qual foi minha surpresa: meu filho apontou uma pessoa andando pela rua e de repente soltou: "mãe eu não posso falar com aquele homem né, porque ele é feio!!!!!"
Eu fiquei sem entender e perguntei porquê?
Conclusão: tive que explicar melhor o que era uma "pessoa estranha", pois com todo o meu discurso, de mãe preocupada, acabei deixando o foco principal de lado para a sua compreensão de criança!!!

Nenhum comentário: