quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ameaçando somos ameaçados!

Ameaça!!!
No dicionário a palavra significa: Aceno, gesto, sinal ou palavra, cujo fim é advertir, amedrontar, atemorizar etc. 2 Promessa de castigo ou de malefícios. 3 Prenúncio de qualquer coisa má....
E por aí vai, apenas sinônimos pesados e negativos....
Engraçadao é que principalmente com as crianças, os pais têm costume de usar desse artifício para tentar controlar: "se não comer não vai brincar", " se não fizer a lição de casa vai ficar de castigo", " se não juntar os brinquedos não vai mais brincar com os amigos"....e assim as ameaças mudam de cara mas continuam até a adolescência, frases que saem sem perceber e que acredito ter péssimas consequências.
E quando nos pegamos sendo ameaçados pelos filhos, quando eles nos chantageiam para persuadir sobre qualquer situação...claro: levamos um susto e ficamos perplexos com a atitude que nós, pais, ensinamos aos nossos filhos desde pequenos.
Realmente é a forma mais fácil mas não é um bom argumento e pior: pode se tornar nossa inimiga, a partir do momento que só ameaçamos e nada fazemos para concretizar a promessa.
A intenção é gerar responsabilidade mas será que é isso mesmo que irá resultar?

Nenhum comentário: